sexta-feira, 11 de julho de 2014

A UPS CONCORRE GLOBALMENTE COM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO


ANALISE DO TEXTO 

Quais são as entradas, o  processamento e as saídas do sistemas de rastreamento de encomendas da UPS?

Entradas: são as pequenas encomendas e os documentos, as assinaturas dos clientes, o faturamento (entrada de dinheiro) da empresa. Processamento: é logística de dados, a UPS utiliza um computador de mão chamada Delivery Information Acquisition Device (DIAD) que registra assinatura automaticamente, informações sobre retirada e entrega de encomendas e cartão de ponto. Também é utilizado o radio interno do DIAD que transmite e recebe informação. Saídas: Os clientes podem acessar informações no site da empresa ( controle do pedido), pois em vários pontos ao longo da rota entre remetente e destinatário, um leitor de código de barras verifica informações de expedição contidas no rotulo do pacote, que são passadas para o computador central ( relatórios de entrega).

Quais as tecnologias utilizadas?

 A tecnologia existente no Delivery Information Acquisition Device (DIAD), radio interno do DIAD.

Qual a relação entre essas tecnologias e a estratégia empresarial da UPS?

 A UPS está diretamente ligada as tecnologias incorporadas na empresa, pois é a partir delas que as atividades ocorrem, podendo assim oferecer seus serviços aos clientes.

 O que aconteceria se essas tecnologias não estivessem disponíveis?

Tragaria enorme problemas a  UPS,porque sua principal aliada é a tecnologia, sem ela não poderia oferecer um serviço de qualidade e eficiência.

  Identifique os elementos que abrangem Organização, Administração e tecnologias.

Organização: Vendas de serviços, Marketing em oferecer “o melhor serviço e o preço mais baixo”, Possuir pessoas treinadas para utilização dos equipamentos disponíveis na empresa, etc. Administração: possui vários setores responsáveis por determinadas atividades, como o setor de logística e de tecnologia da informação. Tecnologias: Investe varias tecnologias para que tenha qualidade em seus serviços como computadores, sites Web, rastreadores, entre outras. 


TEXTO NA INTEGRA

Fontes: Samuel Greengard, ”United Parcel Service: ahead of time”, IQ Magazine, maio/jun. 2001; Mathew G. Nelson, “Wireless delivers for UPS overhaul”, Information Week, 11 jun. 2001; Rick Brooks, “Got mail?” , Wall Street Journal, 22 jun. 2001; “Outside the box” , Wall Street Journal, E-commerce section, 12 fev. 2001, e Kelly Barron, “Logistics in brown”, 10 jan. 2000. 

A  UPS CONCORRE GLOBALMENTE COM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

             A United Parcel Service, -UPS-, a maior empresa do mundo em distribuição de encomendas por ar e por terra, começou em 1907 em um cubículo de porão. Jim Case e Claude Ryan – dois adolescentes de Seattle munidos de duas bicicletas e um telefone – prometiam “o melhor serviço e o preço mais baixo”. A UPS usa uma formula de sucesso há mais de 90 anos.

          Hoje, a UPS entrega mais de três milhões de encomendas e documentos por ano no s Estados Unidos e em mais de 200 outros países e territórios. A empresa tem conseguido manter sua liderança nos serviços de entrega de pequenas encomendas – mesmo com a concorrência acirrada da Federal Express e da Airbone Express - , investindo grandes recursos em tecnologia e sistemas para aprimorar o entendimento ao cliente, ao mesmo tempo, manter os custos baixos e simplificar e alinhar suas operações como um todo.

             Usando um computador chamado Delivery Information Acquisition Device (DIAD), os motoristas da UPS registram a assinatura do cliente automaticamente, além de informações sobre retirada e entrada de encomendas e cartão de ponto. Em seguida, eles conectam o DIAD ao adaptador especial existente no seu caminhão – um dispositivo que transmite informações e está ligado à rede de telefones celulares. (Motoristas também podem transmitir e receber informações usando o rádio interno do DIAD.) A informação de rastreamento d encomenda é então transmitida á rede de computadores da UPS para armazenagem e processamento pelos computadores centrais da empresa, localizados em Mahwah, Nova Jersey e Alpharetra, Geórgia. Daí em diante, a informação pode ser acessada mundialmente e fornecer recibos de entrega aos clientes ou responder a suas perguntas.

            Por meio do seu sistema automático de rastreamento, a UPS pode monitorar as encomendas durante todo o processo de entrega. Em vários pontos ao longo da rota entre remetente e destinatário, um leitor de código de barras verifica informações de expedição contidas no rotulo do pacote, que são passadas para o computador central. O serviço de atendimento ao cliente pode verificar a situação de qualquer encomenda em seus computadores ligados aos computadores centrais e responder imediatamente ás perguntas dos clientes. Estes também podem acessar essa informação no site Web da empresa usando os próprios computadores ou equipamentos sem fio, como pagers e telefones celulares.

          Quem tiver uma encomenda para enviar poderá acessar o site Web da UPS para rastrear encomendas, verificar rotas de entrega, calcular taxas de expedição, determinar o tempo de transito e programar uma data para empresa retirar a encomenda. Qualquer empresa, em qualquer lugar, pode usar o site Web da UPS para contratar expedição de mercadorias e combinar a cobrança direta em sua conta bancária ou por um cartão de crédito. Os dados coletados no site Web da UPS são transmitidos ao computador central da empresa e retornam ao cliente depois de processados. A UPS também fornece ferramentas que habilitam seus clientes – como a Cisco Systems descrita no estudo de caso no final deste capitulo – a incorporar a seus sites Web algumas funções da UPS, como rastreamento e cálculos de custo, de modo a poder rastear encomendas sem precisar acessar o site da UPS. A empresa criou um novo serviço, denominado UPS Document Exchange, para entregar documentos empresariais eletronicamente usando a Internet. O serviço oferece alto grau de segurança e rastreamento para esses importantes documentos.

    Recentemente, a UPS montou uma subsidiaria chamada UPS e-Logistics para fornecer a empresas de Internet um pacote completo se serviços padronizados por um custo muito menor do que o de montar os próprios sistemas e infra-estruturas. A UPS e-Logistics oferece às empresas que optam por seus serviços uma rede de centrais de distribuição, armazenagem, processamento de pedidos, controle de estoque, serviços de transporte, gerenciamento de devoluções e centrais de atendimento ao cliente, para que elas possam se concentrar apenas em aceitar pedidos por seus sites Web.

domingo, 20 de abril de 2014

TEORIA DAS FILAS TIPO M/M/1



  A pesquisa operacional (PO) é uma ciência aplicada cujo objetivo é a melhoria da performance em organizações, ou seja, em sistemas produtivos usuários de recursos materiais, financeiros, humanos e ambientais (os chamados “meios de produção). Ela trabalha através da formulação de modelos matemáticos a serem resolvidos com o auxílio de computadores, sendo feita em seguida a análise e a implementação das soluções obtidas. Dessa forma, a técnica é precedida pela modelagem e seus resultados são sujeitos à análise de sensibilidade.
            A modelagem tem muito de arte e exige o desenvolvimento de uma capacidade (em grande parte não lógica) de interação com o problema, seus agentes e seu meio ambiente. O modelo matemático, que é uma simplificação, dificilmente pode levar em conta muitos aspectos não qualificáveis que aparecem no exame do problema e por isso a análise de sensibilidade deve ser realizada para avaliar o seu significado e a sua influência. Enfim, implementação da decisão reata o contato coma a realidade do problema e com o meio no qual ele se encontra inserido.

A Teoria das filas tem tido aplicação na solução de problemas relativos a congestionamento de tráfego, máquinas de serviços sujeita à quebra, determinação do nível de uma força de serviço, programação de tráfego aéreo, projetos de represas, programação de produção e operação de hospitais.


APLICAÇÃO À TEORIA DAS FILAS
APLICAÇÃO DA TEORIA DAS FILAS
• Sistemas tradicionais
• Balcão de check-in em um aeroporto
• Caixas automáticos
• Restaurantes self-service
• Espera numa ligação 0800
• Interseção viária
• Cabines de pedágio
• Chamados a polícia, bombeiro ou empresas prestadoras de serviços

CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE FILAS:
FILA M/M/1
• Tempo Inter chegada exponencialmente distribuído (=processo de chegada do tipo Poisson)
• Tempo de serviço exponencialmente distribuído;
• Existe 1 servidor;
• A fila possui quantidade ilimitada de buffer (default);
• A população de clientes é infinita (default) taxa de chegada é constante;
• A disciplina de serviço é FCFS (primeiro a chegar, primeiro a ser servido) - (default).

EXEMPLO DE FILA M/M/1:
Mensagens chegam com distribuição de Poisson, entram em um buffer infinito com uma distribuição de tempo de serviço exponencial e são manipuladas por um servidor na base primeiro a chegar primeiro a ser servido (FCFS).
Modelo amplamente usado devido a suas distribuições de probabilidades que descrevem o processo de entrada e o processo de serviço de uma forma matemática simples.
Oferece um modelo mais realístico para sistemas de fila reais, pois os padrões de chegada de cliente em sistemas reais seguem uma distribuição de probabilidade de Poisson.